segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estudo Sobre o Sacerdócio de Zadoque - Parte II

O Profeta Proferiu Três Terríveis Julgamentos Contra Este Sacerdócio!

Todo assim chamado ministro que for da semente de Eli -- aquele que faz concessões, que é tolerante com o pecado, que só se preocupa consigo próprio -- conhecerá três julgamentos:
1. Perda de todo poder e de toda autoridade espiritual.
"...os que me desprezam serão desmerecidos. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai..." (I Samuel 2: 30-31).
Ser "desmerecido" pelo Senhor significou a perda do favor e das bênçãos de Deus! Significou ausência de impacto contra o reino de Satanás. Um ministro destes pode receber merecimento da parte dos outros -- mas aos olhos de Deus, é uma pessoa sem importância, uma pessoa sobre quem Ele não deposita confiança!
Deus estava dizendo: "Você me despreza por não pregar tudo o que delibero que pregue. Você não é um homem de oração. Você não se preocupa pelo meu povo, mas só pelo seu sucesso e a sua reputação. Você só quer saber se a igreja está cheia. Você tem desmerecido a minha Palavra -- agora vou desmerecer você! Faça como quiser -- faça a sua própria obra. Você é desmerecido aos meus olhos!"
2. Será atropelado pela genuína unção e bênção de Deus nos últimos dias.
"E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel..." (I Samuel 2: 32).
Em outras palavras, "Quando Eu escolher o tempo para o derramamento do meu Espírito, você estará em ruinas!" E é exatamente isto que está acontecendo agora na América: pregadores se mantém em igrejas mortas, áridas e em ruínas! Deus lhes disse: "Vou ignorá-los!"
Este sacerdócio ficará lá no meio das ruínas enquanto Deus abençoa e unge um outro sacerdócio -- homens de Deus que pagaram o preço! Agora mesmo, nestes últimos dias, a Sua unção está vindo sobre aqueles que Lhe entregaram suas vidas. O Espírito está Se apossando destes homens de oração e sem medo. Mas aqueles da semente de Eli estão sendo deixados para trás -- para brincar de igreja!
Deus está dizendo basicamente: "Apesar de tudo que faço, vocês não contemplarão o bem! Não serão parte do meu remanescente santo dos últimos dias. Vocês são desmerecidos -- e se ocuparão de um ministério sem nenhuma autoridade espiritual real!"
3. Perderá o toque de Deus bem na flor da idade.
"...todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade" (I Samuel 2: 33).
Este versículo é visto de duas maneiras. Primeiro, foi cumprido literalmente quando Saul enviou Doegue para Nobe para matar oitenta e cinco sacerdotes que eram da semente de Eli.
Mas o versículo também tem uma aplicação espiritual: diz que este sacerdócio vai parecer bonito até um certo ponto. Os ministros serão muito ativos e ocupados. Mas bem na época em que deveriam estar no ápice, cheios de energia, de poder, de sabedoria e santidade, prontos para serem usados ao máximo - terá lugar uma morte espiritual. Deus os deixará! Ficarão lá em pé diante das pessoas como homens mortos, estando na flor da idade!
Mas talvez o mais trágico das profecias dadas por este homem de Deus, de nome ignorado, é que este sacerdócio desviado e compromissado com o mundo jamais seria afastado dos altares de Deus! O ministério do mal continuaria até o fim:
"O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma..." (I Samuel 2:33).
Deus não os afastará! Homens mortos do tipo que fazem concessões, sem interesse, existirão até o último dia quando o Senhor voltar. Mas, Deus diz: "Que tremenda lástima eles vão ser! Serão motivo de choro!"
Porém agora desejo lhe mostrar outro tipo de sacerdócio. Trata-se do outro ministério que o profeta disse que Deus estava levantando:
"Então, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele diante do meu ungido para sempre" (versículo 35).
Este ministério santo trata-se do sacerdócio de Zadoque! É constituído de ministros fiéis e santos de Deus, que andam e vivem segundo o desejo dEle. E este sacerdócio permanece até o dia de hoje!
Tudo que este profeta de nome desconhecido profetizou está amplamente ilustrado no reinado de Davi. Davi é um tipo de Cristo, e Israel é um tipo da igreja. E Davi possuía dois sacerdotes que cumpriram estes dois sacerdócios proféticos ao pé da letra: Abiatar e Zadoque.
"Tens lá contigo Zadoque e Abiatar, sacerdotes" (2 Samuel 15:35).
1. Primeiro Vamos Refletir Sobre Zadoque.
O nome Zadoque significa "aquele que provou ser justo".
"São estes os que vieram a Davi, a Ziclague...(e) Zadoque, sendo ainda jovem, homem valente, trouxe vinte e dois príncipes de sua casa paterna" (I Crônicas 12:1,28).
Zadoque foi o primeiro sacerdote jovem a reconhecer a unção de Deus sobre Davi!
Os homens estavam correndo para Davi, vindos de todos os lados para se juntar aos seus exércitos. Zadoque reconheceu que o Espírito havia deixado Saul; o seu ministério estava todo extravagante, carnal, sem nenhum chamado ou toque dos céus. E Zadoque disse: "Não quero ser parte deste tipo de ministério. Ele está morto - Deus o deixou. Vou com Davi, que possui a unção do Espírito!"
Então Zadoque foi até Davi em Ziclague - e nunca mais o abandonou para o resto da vida! Enfrentando todas as rebeliões, Zadoque permaneceu com ele; um homem que provou ser justo. Davi havia ganho o coração do sacerdote -- e Zadoque jamais retrocedeu.
Graças a Deus, há homens de Deus como este, em muitos púlpitos hoje em dia. São homens de oração compromissados com Jesus, que abandonaram a carne, o entretenimento e o mundanismo. E a gente sabe disto ao vê-los pregar -- pois algo fica registrado em nossa alma!
Quando outros abandonaram Davi, Zadoque permaneceu fiel. Davi fugia de seu filho Absalão que havia se rebelado. E ao chegar ao ribeiro de Cedrom, as Escrituras dizem: "Eis que Abiatar subiu, e também Zadoque..." (2 Samuel 15:24).
Note que tanto Zadoque quanto Abiatar estão com Davi. Ambos estão no ribeiro Cedrom com ele, e ambos voltam à Jerusalém seguindo as ordens de Davi. Assim, enquanto Absalão profanava as concubinas de Davi diante de todos, e Israel se tornava frenético na sua maldade e em suas festanças, dois homens santos permaneciam na casa de Deus -- Zadoque e Abiatar.
E assim acontece hoje! Enquanto o mundo inteiro caminha para o inferno em meio a perversidades sem conta, Deus ainda possui Seus homens santos servindo em Seu altar. Ele ainda tem um sacerdócio do tipo Zadoque, fiel em toda a Palavra de Deus!
2. Reflita Agora Sobre o Sacerdócio de Abiatar!
O nome de Abiatar quer dizer: "em paz com Deus". Ele estava com Zadoque quando levaram a arca de volta para Jerusalém.
Em verdade, nestas alturas, Abiatar parecia ser santificado, dedicado, devotado e leal a Davi. Não terá qualquer envolvimento com a revolta de Absalão. Continua no seu ministério aparentando ser tão puro e não dado à concessões quanto Zadoque.
Mas por que ele nunca mais é mencionado na Palavra depois disto? Por que não é mencionado entre os profetas? Por que o seu nome se extingue? Algo acontece. De repente Abiatar é "desmerecido" - e Zadoque se torna o exemplo do sacerdócio santo remanescente. Por que? Porque Abiatar tinha em si o espírito de Eli! Todas aquelas profecias terríveis proclamadas pelo profeta sem nome caíram sobre ele.
E tudo aconteceu tão rápido!
O profeta de nome desconhecido havia declarado que não seriam afastados todos os sacerdotes deste tipo. O pai de Abiatar e oitenta e três outros sacerdotes que usavam suas vestes talares foram mortos por Doegue. Só Abiatar escapou! Ele foi atrás de Davi -- e o ministério que ele representava sobreviveu, o que estava de acordo com a profecia.
Mas, exatamente como o profeta havia declarado, Abiatar - da semente de Eli - na flor daidade e no ápice das bênçãos, foi seduzido pelo chamado ao sucesso. Perdeu o lugar entre os ungidos de Deus!
Bem, Davi tinha outro filho, Adonias. O seu nome significa "sucesso e prosperidade". Este jovem fingiu introduzir uma "política nova" em sua terra, nomeando-se a si próprio rei. Contudo, tratava-se apenas de mais uma rebelião -- não era um movimento da parte de Deus, mas um ardil da parte de Satanás!
Este é exatamente o tipo de ministro a respeito do qual o profeta havia prevenido: auto-exaltação e sucesso!
"Então Adonias...se exaltou..." (I Reis 1:5).
Tratava-se de egoísmo, de orgulho! Adonias diz: "Serei rei!"
O jovem havia sido criado sob o ministério do "não se deve repreender": "Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim?" (verso 6).
Note isto: tudo que o profeta havia predito a respeito deste tipo de ministro acabava de acontecer. Todos os elementos que ele disse aconteceriam neste tipo de sacerdócio, se encontravam neste homem, Adonias!
"Entendia-se ele com Joabe, filho de Zeruia..." (verso 7).
Adonias se cercou de homens ímpios! Não havia um único homem santo dentre eles -- nem Zadoque, ou Natã, nenhum dos fiéis a Davi (veja verso 8). E as Escrituras dizem que este grupo se encontrava na "pedra de Zoheleth" - que significa "lugar da serpente".
Este era um grupo de rebeldes que só cuidavam de si próprios; eram movidos pela busca do sucesso, cheios de ego. Proclamavam: "Trazemos novidades; trata-se de uma coisa que vai dar certo! Abaixo com os métodos antigos e ultrapassados de Davi. Deus traz algo novo para esta terra!"
Até este ponto, Abiatar havia sido leal a Davi. Mas agora os comentários estavam correndo: " Está surgindo um movimento novo; coisas grandes, novas, estão acontecendo nesta terra. E é de entusiasmar!" Isto prendeu o coração de Abiatar -- pois aparentava ser a entrada para o sucesso e para a prosperidade. Agora ele iria conseguir! Havia encontrado um homem novo e uma mensagem nova.
Encontro muitas pessoas que vêem para o nosso país de lugares da Europa, da África e da Ásia, onde igrejas estão morrendo. Eles ouvem a respeito de um novo trabalho acontecendo nas igrejas daqui, e ficam famintos para ver isto acontecendo em suas igrejas: um novo movimento da parte de Deus!
Uma vez, no exterior, disse a um pastor amigo meu: "Você e sua esposa viviam sempre quebrantados, chorando diante de Deus. Por isto a sua igreja era tão abençoada. Mas ficaram tão ocupados, que não conhecem mais a Deus!" O casal começou a chorar: "Você está certo!" Mas ao invés de se arrependerem, vieram para a América -- procurar um novo programa que fizesse seu ministério funcionar!
Eis o ministério de Abiatar! Ficou preso num trabalho carnal e ímpio de Satanás. E se juntou aos outros junto à pedra de Satanás comendo, bebendo e gritando: "Viva o rei Adonias!"
Quando Davi foi avisado sobre isto, ordenou: "Tragam-me Natã!" Veja, quando Deus deseja fazer algo que realmente vá contar em favor de Seus propósitos eternos, então convoca aqueles que têm se amarrado a Ele. Aqui Davi é um tipo de Cristo. E gritou: "Esqueçam Abiatar. Tragam Natã! Eu desmereço Abiatar. Digam para Natã providenciar a trombeta, o óleo, e ungir Salomão!"
E assim Salomão foi ungido rei. E a primeira coisa que fez foi executar Shimei, que amaldiçoara Davi. E aí começou a tratar com os inimigos de Davi -- e mandou trazer Abiatar.
Bem, lembro que o profeta de nome desconhecido dissera que este ministério de Eli-Abiatar jamais seria extinto. E Salomão conhecia toda esta profecia. Abiatar deveria ser executado por traição. Mas em vez disto, Salomão lhe disse:
"Você se uniu ao meu irmão Adonias; tentou subverter o reino. Por causa disto, merece a morte. Mas não vou lhe matar. Você carregou a arca de Deus para o meu pai Davi, e se afligiu junto com ele. Por isto, não o mandarei à morte desta vez. Então, vá para Anatote, para o seu campo, cuidar da sua vida. Você está desmerecido!"
"Expulsou, pois, Salomão a Abiatar, para que não mais fosse sacerdote do Senhor, cumprindo, assim, a palavra que o Senhor dissera sobre a casa de Eli, em Silo" (I Reis 2:27).
O sacerdócio de Eli está aqui ainda hoje! Mas Deus lhe diz: "Vá, faça do seu jeito. Eu o desmereço!"
3. Ezequiel Compreendeu a Importância Profética Destes Dois Sacerdócios !
Tanto o sacerdócio de Zadoque quanto o de Abiatar estavam ativos nos dias de Ezequiel. E como o profeta sem nome, Ezequiel profetiza que ambos caminhariam como duas correntes de ministério até o fim:
"...nota bem quem pode entrar no templo e quem deve ser excluído do santuário" (Ezequiel 44:5).
Deus estava dizendo a Ezequiel: "Ponha-se na minha casa e observe todos os que entram e os que saem. Discirna as atividades que acontecem aqui. É abominação! Estão trazendo estranhos e estrangeiros para dentro da Minha casa para a profanar!"
Hoje igualmente, as abominações que se sucedem nas igrejas são tão terríveis, que Deus diz: "Chega! Chegou ao limite!" Ministros impiedosos têm trazido para dentro do santuário santo o rock and roll, entretenimento, absurdos tremendos, cantores que usam drogas, álcool, e nem conhecem a Deus. Estas pessoas ministram do púlpito, e as pessoas nem notam a diferença!
"Não cumpristes as prescrições a respeito das minhas cousas sagradas; antes, constituístes em vosso lugar estrangeiros para executarem o serviço no meu santuário" (Ezeq. 44 : 8).
Ele diz em outras palavras: "Vocês trouxeram estrangeiros, pessoas que não Me conhecem, para cuidarem do Meu santuário!" Essas pessoas eram corpos estranhos -- pessoas corruptas, profanas, não separadas ainda do mundo. A casa de Deus estava sendo profanada!
Assim, Deus estabeleceu um sacerdócio do tipo de Abiatar para ministrar junto à pessoas cujos corações se inclinavam aos ídolos! Os pastores haviam se desviado para longe de Deus. Estavam cheios do espírito de Eli, em busca da fama e do sucesso -- e as pessoas adoravam isto! Então, Deus estabeleceu sacerdotes idólatras para que dessem ao povo o que este desejava. "Tal povo, qual sacerdote!"
"Contudo, eu os encarregarei da guarda do templo, e de todo o serviço, e de tudo o que se fizer nele" (Ezeq. 44: 14).
Como estes ministros são cegos! Deus diz o seguinte sobre eles:
"Não se chegarão a mim..." (versículo 13).
Apresentam-se no púlpito desmerecidos por Deus, cheios de ego,de idolatria, não chegados ao Senhor. Mesmo assim seguem o habitual: pregam, ensinam, aconselham; cumprem todos os deveres ministeriais. Mas não sabem a diferença! Não possuem discernimento, não possuem o testificar do Espírito!
Amado, se você não se arrepender e entregar tudo a Jesus -- se você se agarrar a um ídolo no interior de seu coração -- vai acabar ouvindo um ministro que prega para a sua idolatria!


Nenhum comentário: