segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estudo Sobre o Sacerdócio de Zadoque - Parte I


Discernindo A Diferença Entre O Ministério Santo E O Falso!
"O livro de Primeiro Samuel conta que um profeta de nome ignorado foi ter com Eli trazendo uma mensagem terrível. Este homem desconhecido trouxe uma profecia tremenda; uma profecia que tem tudo a ver com o que vemos acontecer com a igreja de hoje. Trata-se de uma palavra que revela muito sobre os ministérios e as igrejas mortas, áridas, e ímpias que estão funcionando neste instante!
A profecia fala de dois sacerdócios que iriam se desenvolver, e continuariam desde aqueles dias até o fim dos tempos. Ambos sacerdócios estariam ministrando na igreja. Um deles seria uma ignomínia maldita e abominável. Mas o outro seria um ministério segundo o coração de Deus!
O profeta sem nome disse a Eli:
"Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa" (I Samuel 2:31).
Ele está descrevendo uma maldição contra o ministério de Eli!
Mas aí ele continua:
"Então, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele diante do meu ungido para sempre" (v. 35).
Esta profecia sobre dois sacerdócios está sendo cumprida hoje, bem diante de nossos olhos. Na verdade, ambos os ministérios operam simultaneamente, por todos os países do mundo!
Primeiro, o profeta fala de um ministério atual com um sacerdócio egocêntrico, desviado, e que faz concessões. Descreve os sacerdotes que possuem o mesmo espírito de Eli, mencionando duas coisas:
1. Estes sacerdotes agradam às pessoas, mais do que a Deus.
"Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas...e...honras a teus filhos mais do que a mim..." (versículo 29).
Eli era condescendente com o pecado! Jamais tomou uma decisão que ofendesse os seus dois filhos. Só uma vez, em mais de cinqüenta anos de ministério, Eli os corrigiu. Eles estavam cometendo adultério, estupro de mulheres, praticando os atos mais vis. Contudo, mesmo nesta ocasião, a única coisa que Eli lhes disse foi: "Por que fazem isto?"
Este homem não possuía a indignação do justo! Nunca compartilhou da ira e do ódio de Deus pelo pecado. E ele representa o sacerdócio dos ministros que têm medo de repreender a família de Deus, a congregação!
Há igrejas atualmente que você pode freqüentar por mais de um ano, e não ouvir nem uma palavra de reprovação. A igreja pode estar totalmente corrupta -- com metade dos membros de divorciando, com adultério em ascensão, com os adolescentes dormindo fora, e as crianças desgovernadas. A congregação inteira pode estar entregue aos prazeres, aos esportes, ao entretenimento - mas jamais há uma palavra de correção do púlpito! Em vez disto, o pastor serve de instrumento para as fraquezas e os desejos ardentes do povo. Ele tem medo de ofender qualquer pessoa - tem medo de que as ofertas caiam e ele perca o seu ganho.
Esta é a primeira característica do ministério iníquo que se desenvolve na alma de Eli. E é a marca de todo sacerdócio que faz concessões nos dias de hoje!
2. Eles atendem às suas próprias necessidades e ao seu próprio conforto em vez de se darem em favor das necessidades do rebanho.
"...para...vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?" (I Samuel 2: 29).
Quando as pessoas traziam a oferta de carne para o sacerdote, ela devia ir para o caldeirão e ser fervida. Mais tarde, o sacerdote mergulhava um gancho de três pontas no caldeirão, e o que viesse no gancho ia para a sua mesa.
Mas os dois filhos de Eli não queriam a carne fervida e encharcada. Queriam o filé mignon vermelho e mal passado! Aí levavam para o pai o supra-sumo da costeleta de carne. Não havia carne empapada na mesa. Foi assim que Eli foi ficando gordo, preguiçoso, descuidado. Se ele cuidasse dos filhos, poderia perder seu filet mignon!
Eli estava interessado nos próprios interesses, na sua própria mesa. E isto é o que está acontecendo em muitas igrejas que estão à morte hoje em dia: os pastores só se preocupam com o seu próprio conforto, em se cuidar - em vez de gastarem tempo ajoelhados em prol das pessoas!
O profeta está dizendo: "Você só vê a si mesmo, Eli - só cuida do que é seu! Para você o ministério só quer dizer comida na mesa, segurança para você e os seus. Você na realidade não se preocupa pelo rebanho. Está mais interessado no que entra na mesa, do que entra no coração das pessoas. Mesmo assim, nem por uma vez você pensa no quanto de descrédito é trazido ao nome de Deus, devido às concessões que faz e ao seu egoísmo. Você nunca leva em conta as pessoas que ficam vendo os seus filhos roubando a melhor carne. Você é condescendente com o pecado, tem medo de repreender -- porque está sendo consumido pelas coisas que lhe trazem conforto!"

Nenhum comentário: