sábado, 21 de março de 2009



A Misericórdia de Deus
Salmo 136

Misericórdia é diferente de Graça, significa não receber aquilo que você merece / punição impedida, contida. A Graça significa receber aquilo que você não merece / favor sem mérito algum de nossa parte.

Misericórdia é, por exemplo, um juiz chegando a decisão de que você é culpado, resolver impedir, conter qualquer castigo. Graça é receber algo que você nunca poderia imaginar. Um presente inexplicável. É como se o mesmo juiz, após descobrir sua culpa, lhe desse um prêmio de R$ 1.000.000,00!

Deus perseverou no seu amor... ele não perde a oportunidade de dizer que nos ama de uma forma incondicional, Desde o começo de todas Deus se preocupou em cuidar de cada um de nós, “porque a sua misericórdia dura para sempre”. No salmo 136, apresenta uma linha contínua de louvor, começando com a existência e supremacia de Deus, passando pela criação, e terminando com um resumo da história de suas obras para com Israel, desde o êxodo até o período dos juízes.

1-4 Deus, o Senhor dos senhores, merece a gratidão do homem. No princípio, Deus (veja Gênesis 1:1)

5-9 Deus é o Criador do universo (“No princípio, criou Deus os céus e a terra” – Gênesis 1:1)

10-25 Deus demonstrara as suas grandes obras na história de Israel
Na morte dos primogênitos (10; Êxodo 12)
Na libertação dos israelitas das mãos dos egípcios (11-12; Êxodo 12-13)
Na travessia do Mar Vermelho (13-14; Êxodo 14)
Na derrota do exército do Egito no Mar Vermelho (15; Êxodo 14)
Na passagem pelo deserto (16; Êxodo 15 em diante)
Nas vitórias sobre reis como Seom e Ogue (17-20; Números 21)
Na entrega de terras a Israel como herança (21-22; Josué)
No livramento do povo de seus adversários (23-24; Juízes)
Na alimentação de toda carne (25; a história do mundo)

26 Deus merece louvor, “porque a sua misericórdia dura para sempre”

As vezes me pego tentando imaginar o tamanho da misericórdia de Deus, através da vida de Jesus podemos aprender muitas coisas sobre misericórdia.

Assim foi com Nicodemos, a mulher adúltera, a mulher do poço, a mulher de Lucas 7 e por ai vai...

Ef.2:3-5 ... e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).

Cada vez que estudo e escrevo sobre misericórdia, entendo o quanto o Senhor quer que ganhamos vidas... nada é por acaso, tudo tem um sentido em nossa vida.

1 Tim 1:15-16..."que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou o principal. Mas, por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele e receber a vida eterna".

Para finalizar Misericórdia, em Lucas 1:50 diz que a misericórdia é para aqueles que o temem... seria o mesmo princípio de Sabedoria, é para aqueles que o temem, não é para qualquer um... é para todos aqueles que querem corresponder ao coração de Jesus com lágrimas de arrependimento e adoração.

Deus abençoe a vida de vocês! Maycon Barroco

Um comentário:

Intervenção Crew AT176 disse...

muito bom meu irmão!! é isso msm!!!!!