quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quando nossa adoração torna-se uma missão


Adoração 

A palavra hebraica é "Shachah" que significa adorar, curvar-se, inclinar-se, fazer reverência, ou prostrar-se. A palavra empregada no Novo Testamento é "proskuneo" que significa similarmente beijar a mão ou ajoelhar-se e tocar o chão com a testa, em profunda reverência. Outras duas palavras significam servir fisicamente, realizar o serviço sagrado, dar oferendas a Deus e ver o que ele está vendo.

Ver o que Ele está vendo.

Jesus chamou uma vez um grupo de hipócritas espectadores porque eles podiam discernir o tempo, mas não conseguiu discernir os tempos. É evidente porque Jesus prefere que as pessoas reconheçam o tempo (clima espiritual e estações) sobre as condições atmosféricas naturais, mas não é tão evidente porque Ele iria considerá-los hipócritas.

Muitos de nós pensamos que a capacidade de ver o mundo espiritual é mais o resultado de um dom especial do que uma responsabilidade pessoal para todos. Jesus abordou essa cobrança para os fariseus e saduceus. O próprio fato de que eles, de todas as pessoas, eram obrigados a ver provas suficientes de que todos têm tido essa capacidade. Eles se tornaram cegos ao Seu domínio por causa de seus próprios corações corrompidos e foram julgados por seus potenciais não realizados. A experiência de nascer de novo nos permite ver com o coração. Um coração que não vê é considerado um duro coração. A fé nunca foi destinada apenas para nos levar a família. É o que faz a vida desta família agradável. Ela Traz o reino e seus recursos em foco. Eles são acessíveis pela fé. Jesus nos ordenou: "Buscai primeiro o reino de Deus. . . "Paulo disse:" Pensai nas coisas do alto, não nas coisas da terra. "Ele também declarou:" Para as coisas que se vêem são temporais, mas as coisas que se não vêem são eternas. "A Bíblia claramente instrui -nos a dirigir nossa atenção para o invisível. Este tema é repetido o suficiente na escritura para fazer a maioria de nós de cultura ocidental ficar muito nervoso. Nós tendemos a preferir o mundo material. No entanto, aqui reside o segredo para a maior parte do reino sobrenatural que queremos restaurar na igreja. Jesus nos disse que ele só fez o que ele viu seu pai fazer. Tal visão é vital para quem quer mais. O poder de suas ações (ou seja, a lama nos olhos do cego) radica na sua capacidade de ver.

Deus está muito empenhado em nos ensinar a ver. Para tornar isso possível Ele nos deu o Espírito Santo como um tutor. O currículo que ele usa é muito variado. Ver pode ser o  maior de todos os privilégios de culto cristão.

Aprender a ver não é a finalidade para a nossa adoração, mas é um subproduto maravilhoso. Aqueles que adoram em espírito e verdade aprender a seguir o exemplo do Espírito Santo. Seu reino é chamado o Reino de Deus. O trono de Deus, que se estabelece entre os louvores de Seu povo, é o centro desse reino. É no ambiente de adoração que nós aprendemos coisas que vão muito além do que o nosso intelecto pode abraçar. Davi foi tão afetado por isso que todos os Seus outros exemplos citados na palavra foram comparados ao seu coração apaixonado por Deus. Sabemos que ele aprendeu a ver o reino de Deus por causa de afirmações como: "Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim, porque Ele é a minha mão direita e não serei abalado" (Salmos 16:8). A Presença de Deus afetou sua visão. Ele constantemente praticava reconhecendo a presença de Deus. Viu Deus diariamente, não com os olhos naturais, mas com os olhos do coração.
O privilégio de culto é um bom lugar para aqueles acostumados a tratar alguns desses tipos de temas encontrados nas escrituras. 
 Na adoração, podemos aprender a prestar atenção a este dado momento proporcionado por Deus, a capacidade, o dom de ver com o coração. À medida que aprendemos a adorar com pureza de coração, nossos olhos continuarão a se abrir. E podemos esperar para ver o que Ele quer que vejamos.

Missão existe porque a adoração não?  Efésios 1: 3 

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado, nos lugares celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo."
John Piper ( Deixe as Nações ser feliz! ) tem escrito provocativa,
"Missões não é o objetivo final da igreja. A adoração é. Missão existe porque a adoração não. Adoração é final, não missões, porque Deus é definido, não o homem. Breve os incontáveis ​​milhões de redimidos rostos estarão prostados diante do trono de Deus, missões não serão mais. É uma necessidade temporária. Mas permanece a adoração para sempre".

As primeiras palavras que Paulo escreve após sua saudação é "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Assim deve ser para todos, tenha um coração para a missão. Devemos começar com a adoração e o desejo de ver a Deus reconhecido e adorado. Foi o que os humanos foram criados para, e não há uma ligação íntima entre culto e missão. Aqueles que adoram esse Deus missionário de maneira inevitável sentem uma compulsão de estar envolvido em sua missão no mundo.

O profeta Isaías escreveu (Is. 43: 5-7),
Não tenha medo porque eu sou contigo; vou trazer os seus filhos do oriente e congregar-vos a partir do oeste. Direi ao norte: "Dê-las!" e ao sul: "Não impedi-los! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas dos confins da terra - todo aquele que se chama pelo meu nome, que criei para minha glória, a quem formei e fiz.
Todos aqueles que têm um coração para Deus e sua glória, são estes que adoram em espírito e em verdade, porque eles são o tipo do povo que Deus Pai procura (Jo. 4: 23-4). 

Alguns anos atrás eu estava viajando por todo o país do Butão por estrada, para visitar vários colegas que estavam trabalhando em locais remotos. Em um ponto o motorista parou ao lado da estrada por um trecho, e fiquei maravilhado com a paisagem. Descendo a ladeira íngreme para as planícies que se relacionam com a Índia, não havia vegetação exuberante viva com pássaros e outros pequenos animais. Olhando acima da estrada podia-se ver coberto de neve as Montanhas do Himalaia, que parecia estar guardando o país e que aponta para um criador poderoso e amoroso vigiando os butaneses. Fiquei impressionado com a sensação de que ali estava uma das partes mais espetaculares da criação de Deus, ainda não havia nem chegado, mas eu sabia que estavam adorando o Deus que tinha feito eles. Minha resposta foi: para ficar no lugar dos butaneses que ainda estavam para adorar e glorificar o Pai, e elogiá-lo em seu nome para as maravilhas deste país pequeno e bonito. Daquele dia em diante eu orei com fervor renovado para o povo do Butão. Eles também devem um dia louvar o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Bob Morris)

Este não é um deus chamado genericamente que é adorado por todas as religiões do mundo, mas é precisamente o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus de Nazaré viveu entre nós, podemos ver e tocar-lhe, e até mesmo matá-lo em um ponto no tempo. Nós não adoramos uma divindade vaga de uma forma particularmente cristã, mas o único Deus vivo e verdadeiro e seu Filho Jesus. Não estamos satisfeitos com uma "espiritualidade" vaga e crença em mitos que podem ser comuns a qualquer número de religiões, se o Budismo Tibetano dos butaneses ou as religiões de mistério gregas nos dias de Paulo.  
O que nós acreditamos está enraizada no tempo e no espaço e um culto que escolhemos para entrar no nosso espaço e nossa história para revelar a si mesmo e seu incomparável amor por nós.
E isso não é um Deus passivo que exige apenas que temos medo e apresentar a ele. Ele traz dons e graça com ele, nos abençoando eternamente com bênçãos além do nosso presente imaginar. 

Exatamente nesse ponto que a nossa adoração torna-se uma missão, pois quando o adoramos, nossa mente é transformada e começamos a viver os desejos de Seu coração; E o coração de Deus bate por missões, bate por vidas, assim também venha bater o nosso coração.
Nós o adoramos e o declaramos como Isaías (Is. 6:8): Eis-me aqui Senhor, Envia-me a mim. O Senhor irá abrir os seus olhos para enxergar além da sua visão humana, começará então a ver como Jesus (Mt. 9:36-38) os campos brancos, prontos para uma grande colheita nesses últimos dias. Esse é o nosso Deus.
Jesus declara, "Os campos estão maduros, e a colheita é abundante. Está na hora de começar a colheita". Naquele momento, a grande e última colheita espiritual começou. Começou como colheita dentre os judeus e gentios da geração de Jesus. E essa mesma colheita vai durar até a volta de Cristo.
Quando leio essa passagem me pergunto: o quê Jesus viu naquele tempo que O levou a dizer, "A colheita está pronta, está na hora de colher"? Será que Ele viu um despertamento espiritual em Israel? Estaria havendo um avivamento nas sinagogas? Os sacerdotes estavam se voltando a Deus? Os escribas e fariseus estariam se vendo convencidos de culpa diante de Deus? Que prova havia de que a colheita estava madura?
Os evangelhos não revelam muitas evidências de algum mover espiritual em direção a Deus. Se é que revelam algo, mostram o oposto. Jesus era zombado nas sinagogas; os líderes espirituais do país O rejeitavam, questionando Sua integridade e divindade; uma multidão religiosa tentou lançá-Lo sobre um penhasco. E o próprio Cristo repreendeu as cidades de Israel por não se arrependerem diante de Sua mensagem: "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida, Tiro, Sidom! Ai de ti, Cafarnaum!".

Já as multidões, estavam confusas em caótico desespero. As escrituras nos dizem, "Quando as viu... estavam aflitas e abatidas, como ovelhas sem pastor". Era uma sociedade cheia de medo, opressão, depressão; as pessoas corriam de um lado para o outro como um rebanho disperso, procurando ajuda em qualquer lugar onde pudessem ir. Ainda assim foi nesse tempo de grande aflição que Cristo declarou, "Os campos estão maduros, e a colheita é farta".

Você acha que as palavras de Jesus quanto a uma ceifa madura se aplicam hoje? Onde vemos evidências de os campos estarem brancos e prontos para serem colhidos? As nações estão se arrependendo? Está havendo um grande mover em nossa sociedade? E a igreja organizada está despertando? Os líderes religiosos estão famintos por avivamento, buscando novamente Cristo? Há um grito por santidade nessa geração?

Com poucas exceções, não vejo nada disso acontecendo. Contudo, não foi nenhuma dessas coisas que tocou Jesus em Seu tempo. Antes, Ele foi tocado pela triste situação que via por todo lado. Para todo lado que olhava, as pessoas estavam batidas pela agonia.

Em verdade, ao olhar sobre Jerusalém, Ele chora. Suas lágrimas foram pela dureza e pela cegueira espiritual que viu lá. Lá estava um povo a caminho do juízo, sem paz, só com temor e depressão. E Ele profetizou em cima desta cena, "A sua casa será assolada".

Jesus na verdade nos dá um quadro de como seriam os últimos dias. Ora, esse período começa na Sua ascensão, e acaba somente quando Ele volta. Estamos muito perto disso agora. E Jesus o descreve aos discípulos quando Lhe perguntam quais sinais deveriam buscar. Eles queriam saber a situação das coisas ao se aproximarem aqueles que seriam definitivamente os últimos dias.
Cristo respondeu falando de fomes, terremotos, tribulações, nações divididas. Falsos profetas e falsos cristos enganariam a muitos e levariam multidões a se apostatarem. Os crentes seriam odiados apenas por mencionarem o nome de Cristo. E o amor de muitos esfriaria, com alguns se desviando devido ao ousado crescimento do pecado e da corrupção.
"Haverá... angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobreviverão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados" (Lucas 21:25-26). Resumindo, Jesus está descrevendo aqui o período mais cheio de ansiedade, depressão e pressões de todos os tempos.

Então, estarão Suas profecias acontecendo agora mesmo, diante de nossos olhos? Pense nisso: esta geração está cheia de ansiedade e preocupações. Multidões se atemorizam observando desastres incríveis ocorrendo: furacões, terremotos, tsunamis, desmoronamentos. Nações inteiras tremem de medo diante da ameaça do terrorismo. E a ataque cardíaca é o assassino número um no mundo atualmente. Falsas religiões, falsos profetas, falsos cristos estão desviando a muitos. Milhões de pessoas estão se voltando para o Islamismo, e nação após nação sendo infiltrada pelos muçulmanos. Alguém teria de estar em total negativismo se não visse que tudo que pode ser abalado nesse momento, está sendo abalado.
Em meio à essa reviravolta e agitação, ouço as palavras de Jesus: "Os campos estão brancos. A colheita é abundante". Estou convencido de que Ele está dizendo à igreja: "As pessoas estão prontas para ouvir. Essa é a hora de crer para a colheita. Chegou o momento de você começar a colher".

Cristo é o Senhor da colheita. E se Ele declara que a ceifa está preparada, temos de acreditar. Não importa o quão corrupta esta geração se torne. Não importa o quão poderoso Satanás pareça ter se tornado. O nosso Senhor está nos dizendo: "Pare de se concentrar nas dificuldades ao redor. Pelo contrário, levante os olhos. Chegou a hora de você ver que a colheita é chegada".

Por: Maycon Barroco (Estudo feito e desenvolvido através de pesquisas; Extraído de textos de Bill Johnson, David Willkerson, Bob Morris e John Stott)